Oficinas de capacitação sobre condicionantes ambientais relacionadas a pesca ocorrem em Caraguatatuba

Encontros promovidos pelo Observatório Litoral Sustentável serão realizados em dois momentos: no dia 14/06 para pescadores e no dia 15/06 para o público em geral, ambos das 14h às 17h30, no Centro Universitário Módulo

Pescadores e moradores do litoral norte terão uma boa oportunidade para conhecer e aprender sobre as condicionantes ambientais de monitoramento e impactos dos grandes empreendimentos na pesca. O Observatório Litoral Sustentável promoverá nos dias 14 e 15 de junho (terça e quarta-feira), das 14h às 17h30, oficinas para falar condicionantes ambientais de monitoramento e impactos dos grandes empreendimentos na pesca.

No dia 14, o encontro é voltado a pescadores e ocorre em parceria com a Câmara Temática da APA (Área de Proteção Ambientai) Marinha do Litoral Norte. Já no dia 15 de junho, o evento é aberto ao público em geral. As oficinas servem para que a população conheça e veja as condicionantes de monitoramento como uma ferramenta para analisar dados referentes à atividade pesqueira.

Para que grandes empreendimentos saiam do papel é necessário obter uma licença ambiental junto a órgãos licenciadores — Ibama ou órgãos estaduais, Cetesb no caso do estado de São Paulo — que, em contrapartida, exigem uma série de condicionantes ambientais, sejam para compensar ou diminuir os impactos causados, sejam para estudar e monitorar as mudanças que as obras de grande porte causam no meio ambiente (fauna, vegetação, fauna marinha etc).

Os eventos fazem parte das reuniões da Mesa de Diálogo dos Grandes Empreendimentos do Litoral Norte e ocorrerá nos dois dias na sala de aula do Centro Universitário Módulo – Campus Centro, em Caraguatatuba, localizado na Avenida Frei Pacífico Wagner, 653, no Centro.

Data: 14/06/2016 (terça-feira), apenas para pescadores
15/06/2016 (quarta-feira), aberta à população em geral
Hora: 14h às 17h30
Local: Centro Universitário Módulo – Campus Centro (Avenida Frei Pacífico Wagner, 653, Centro, Caraguatatuba)

Observatório Litoral Sustentável
O Observatório Litoral Sustentável, fruto do convênio entre Instituto Pólis e Petrobras, foi construído a partir da necessidade de dar continuidade à participação e discussão coletiva sobre o desenvolvimento sustentável na região do Litoral Paulista e, para cada um dos 13 municípios, de Ubatuba até Peruíbe. Reflete, em especial, a necessidade de a sociedade e os governos verem as ações das Agendas de Desenvolvimento Sustentável, elaboradas de forma participativa durante o projeto Litoral Sustentável, serem efetivamente implementadas.

Além disso, tem como missão acompanhar estrategicamente a implementação das ações previstas nas Agendas. Para isso, está construindo articulações regionais e capacitando os atores locais para uma melhor atuação em relação aos problemas e oportunidades da região, mantendo um monitoramento com informações e dados atualizados para acompanhamento por parte de toda sociedade.

Para outras informações,
SANTOSPRESS COMUNICAÇÃO INTEGRADA
ASSESSORIA DE IMPRENSA DO OBSERVATÓRIO LITORAL SUSTENTÁVEL

Gerente de atendimento: Thaís Moraes Macedo – (13) 9 9177-5373
thais@santospress.com.br
Diretor de atendimento: Rogério Amador – (13) 9 7140- 9725
rogerio@santospress.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *