Release nº 20 – Seminário vai apresentar resultados dos diagnósticos realizados sobre as cidades do Litoral Norte

Evento será no dia 20 de dezembro e integra o Projeto Litoral Sustentável, iniciativa do Instituto Pólis apoiada pela Petrobras

Release nº 20 Litoral-Sustentavel-Seminario Litoral Norte – Download em DOC 

Depois de um ano de trabalho, o Instituto Pólis apresenta à sociedade civil, a representantes do governo municipal, da iniciativa privada e pública, a associações e instituições os resultados do Diagnóstico Regional Urbano Socioambiental Participativo, realizado em 13 cidades do litoral paulista (Baixada Santista e Litoral Norte) pelo Projeto Litoral Sustentável – Desenvolvimento com Inclusão Social, com o apoio da Petrobras. O evento acontecerá no próximo dia 20, em Caraguatatuba, no Centro Universitário (Av. Frei Pacífico Wagner, 653, Centro), com transmissão ao vivo pelo site www.litoralsustentavel.org.br e possibilidade de interação e participação no debate via internet.

A apresentação do diagnóstico é uma etapa importante do projeto. Durante o seminário, moradores dos municípios poderão discutir os principais desafios enfrentados nas cidades. Os diagnósticos apontam que a região vem registrando um crescimento populacional e econômico significativo que tende a se intensificar nos próximos anos por causa das grandes transformações em curso: o início da exploração do petróleo e do gás na camada pré-sal, a ampliação dos portos de Santos e de São Sebastião e as obras logísticas de suporte, com destaque para a duplicação da Rodovia dos Tamoios e a construção de anéis viários.

A proposta do projeto Litoral Sustentável é criar coletivamente um programa com a participação do poder público e das comunidades locais, que propicie o crescimento sustentável da região. Para isso, manterá, em 2013, um agenda de encontros e debates com a comunidade, com a realização de seminários temáticos, consultas públicas, audiências públicas para debater a versão preliminar do Programa de Desenvolvimento Sustentável Local e Regional, sempre com a participação da comunidade e poder público. “As soluções de muitos problemas depende de uma estratégia regional, com articulação intermunicipal, utilizando recursos federais e estaduais”, finaliza o coordenador do Projeto Litoral Sustentável, Nelson Saule Jr.

Programação do seminário

Manhã

9h: Abertura com representantes do Instituto Pólis, Petrobras, Governo do Estado, Governo Federal, e de fóruns e redes regionais da sociedade civil.

10h: Apresentação dos principais resultados do Diagnóstico Regional Urbano e Socioambiental

11h às 13h: Debates.

13h às 14h: Almoço.

 

Tarde

14h às 16h: Detalhamento do Diagnóstico Regional em grupos temáticos:

Cultura, educação, saúde, segurança pública, segurança alimentar, moradia e condições de vida, resíduos sólidos urbanos, desenvolvimento econômico e turismo.

16h – Café

16h15 às 18h – Sessão de encerramento.

 

+ INFORMAÇÕES

Érika Freire: (13) 9730 -7898 ou 9776-7998, erika@caisdasletras.com.br.

Conheça os resultados dos diagnósticos realizados:  www.litoralsustentavel.org.br.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.