Quem é o Pólis

O Pólis – Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais atua há 25 anos, em âmbito nacional, na formulação e implementação de políticas públicas que promovam inclusão social, em pesquisas que envolvem a análise, a difusão e o debate de questões sociais urbanas e ambientais, em experiências de gestão pública, bem como na formação e capacitação de lideranças da sociedade civil e integrantes de organismos públicos.

Visite: www.polis.org.br

A cidadania é o eixo articulador de sua intervenção. Seu trabalho está voltado para a construção de novos paradigmas de cidade, orientados para a redistribuição da riqueza e da renda, a proteção dos direitos humanos e a criação de novos direitos, o fortalecimento de espaços para a participação cidadã e a governança democrática. Em suas atividades, o Pólis combate todas as formas de discriminação, de intolerância e de preconceito, promove a convivência e a cultura de paz; valoriza a diversidade e a liberdade de expressão; o equilíbrio e a integração com o meio ambiente.

Com sua experiência de participação em várias redes, conselhos e fóruns voltados para a construção de políticas públicas, o Instituto Pólis pode agir como facilitador do diálogo entre setor público e sociedade civil.

 

São temas do Instituto Pólis:

INCLUSÃO E SUSTENTABILIDADE
Em busca de cidades mais justas, democráticas e sustentáveis, o Pólis trabalha novos padrões de produção e consumo, a gestão de resíduos sólidos, a cidadania alimentar e a agricultura urbana.

 

REFORMA URBANA
Para fortalecer a luta pela implementação de uma reforma urbana, o Pólis trabalha o direito à cidade, o direito à moradia, a legislação urbanística, em especial o Estatuto da Cidade e os planos diretores participativos.

 

DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO
O Pólis atua junto a outros atores sociais para o fortalecimento da sociedade civil, a exigibilidade de direitos e para o estabelecimento de relações com o Estado que ampliem a democracia participativa e efetivem o controle social sobre as políticas públicas.

 

POLÍTICAS PÚBLICAS
O Pólis contribui com análises, avaliações, sistematizações e propostas de políticas públicas, junto com atores sociais influentes na esfera pública, para a construção de agendas e plataformas políticas voltadas ao combate às iniqüidades por meio da efetivação de direitos sociais.

 

CIDADANIA CULTURAL
Para o fortalecimento da cidadania cultural, o Pólis trabalha o desenvolvimento cultural, as práticas de convivência, a cultura de paz e a defesa da democratização da comunicação e das mídias livres.