Jpeg

CT de Povos e Comunidades Tradicionais debate plano de trabalho

Evento da Câmara Temática de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais mapeou conflitos e potencialidades na região do litoral Sul

No último dia 16 de setembro aconteceu, em Peruíbe, a terceira reunião da Câmara Temática Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais, instância participativa do Observatório Litoral Sustentável.

Jpeg

Cerca de 15 pessoas participaram da reunião, entre pescadores artesanais, técnicos do Instituto de Pesca, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral da Secretaria da Agricultura, da Petrobras, entre outros.

Os participantes primeiramente receberam a devolutiva da sistematização das discussões da reunião anterior que mapearam as potencialidades e os conflitos nas atividades desenvolvidas na região (veja aqui). Entre os principais desafios a serem superados foram citados a manutenção da estrada de acesso à Barra do Una, o fomento à  pesca e Turismo pelas comunidades tradicionais da região, além dos conflitos da convivência dessas comunidades com as áreas de proteção ambiental . O técnico Paulo Neves, do Observatório, apresentou os dados sistematizados para os participantes.

Jpeg

Veja aqui a Relatoria da 2ª reunião realizada em agosto.

A equipe do Observatório Litoral Sustentável apresentou uma proposta de plano de trabalho com cronograma preliminar de encontros e temas para capacitações, definidos a partir dos conflitos e potencialidades mapeados anteriormente. Os participantes debateram as melhores estratégias e ações para as reuniões da Câmara Temática até agosto de 2016 dentro das áreas de Segurança Alimentar, Unidades de Conservação e Direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais.

Jpeg

Por fim foram apresentados os resultados dos trabalhos de ambos os grupos e a equipe do Observatório sistematizará os conteúdos construídos com um cronograma compatível para apresentação na próxima reunião da CT que tem como indicativo a data de 21 de outubro (acompanhe em nosso site para a confirmação de local e horário).

Jpeg Jpeg Jpeg

Texto: Diogo Soares
Edição: Bianca Pyl

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *