e.book Faus.UniSantos

Livro Arquitetura: ambiente e sustentabilidade

Diante do novo “boom imobiliário” vivenciado a partir da virada do século XX, com o incremento do crescimento econômico na região da Baixada Santista e no país, este capítulo procura avaliar os impactos urbanos e ambientais causados pelo processo de verticalização das construções na zona da orla de Santos. Como estudo de caso, analisa as transformações urbanas e os impactos socioambientais decorrentes do fenômeno da verticalização no bairro da Ponta da Praia, um dos bairros que mais tem recebido investimentos do setor imobiliário na cidade de Santos.

Para tanto, busca analisar aspectos urbanos (valorização imobiliária; uso e ocupação do solo; sistema viário e mobilidade urbana) e ambientais (ventilação, insolação, poluição visual e ambiental). Como também, as (inter)relações, conflitos e contradições entre o modelo de desenvolvimento urbano adotado (cidade real) e o idealizado (cidade legal – leis urbanísticas) no contexto da valorização do espaço urbano e da sustentabilidade do meio ambiente urbano. Tal capítulo tem como base, estudos realizados na tese de doutorado de Viana (2010), bem como na pesquisa de iniciação científica na graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Santos, realizada por Silva (2015) no período de 2014 a 2015.

Leia esse e outros artigos acadêmicos na publicação abaixo:

Download (PDF, 8.55MB)

2 respostas a Livro Arquitetura: ambiente e sustentabilidade

  1. muito grata pela generosidade do livro on line!

  2. Mônica Viana disse:

    Muito obrigada pelo apoio na divulgação do nosso livro Arquitetura: Ambiente e Sustentabilidade, uma produção coletiva dos professores do grupo de Mestrado Profissionalizante da FAUS UniSantos. Boa leitura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *