O que é o Observatório Litoral Sustentável

O Observatório do Litoral Sustentável foi construído a partir da necessidade de continuidade da participação e discussão coletiva sobre o desenvolvimento sustentável na região do Litoral Paulista, e em especial, uma necessidade da sociedade e governos de verem as ações das Agendas serem efetivamente implementadas.

O Observatório do Litoral Sustentável tem como missão acompanhar estrategicamente a implementação das ações previstas nas Agendas. Para isso, está construindo articulações regionais e capacitando os atores locais para uma melhor atuação em relação aos problemas e oportunidades da região, mantendo um monitoramento com informações e dados atualizados para acompanhamento por parte de toda sociedade.

Download (PDF, 232KB)

Como atuará o Observatório

Sem título

O Observatório Litoral Sustentável acompanhará a implementação das ações previstas nas Agendas, apoiando os projetos estratégicos (são aqueles a serem construídos a partir das ações ou conjunto de ações das Agendas Regional e Municipais, quando considerados estratégicos e ou prioritários no âmbito dos Comitês Regionais e Núcleos de Acompanhamento)

Dará continuidade ao processo participativo, desencadeado pela fase anterior do projeto Litoral Sustentável, que buscou fomentar a discussão sobre o desenvolvimento sustentável na região.

Saiba mais sobre o projeto Litoral Sustentável, etapa anterior do projeto.

 

Papel do Observatório

Articulação e diálogo da  sociedade civil, setor privado e Poderes Públicos, através das instâncias participativas regionais criadas pelo Observatório, de forma a assegurar e aprimorar uma maior integração entre atores regionais, sem sobreposição;

• Disseminação de informações por meios digitais e mediante capacitações e assessorias técnicas para projetos estratégicos;

• Articulação com atores e financiadores para sustentabilidade do Observatório e para a implementação de ações e projetos das Agendas de Desenvolvimento Sustentável;

• Monitoramento das dinâmicas regionais do Litoral Paulista e das ações das Agendas, com construção de um Banco de Dados Regional.

 

Coordenações Técnicas do Observatório

MONITORAMENTO, INDICADORES E BANCO DE DADOS REGIONAL

Objetivos:

Realizar o acompanhamento sistemático e contínuo das ações das Agendas, atividades e também os seus efeitos e impactos no território, permitindo ajustes durante o processo.

Subsidiar a tomada de decisão política por parte da sociedade e dos governos.

Capacitar os atores locais para a produção e alimentação da plataforma de indicadores.

Definir a metodologia do processo de monitoramento participativamente em eventos públicos.

 

AÇÕES E PROJETOS

Objetivos:

Organizar as informações relacionadas às fontes de financiamento, com foco nas ações da Agenda e nos programas federais e estaduais voltados para a região do Litoral Paulista.

Fomentar o diálogo com os integrantes dos Comitês Regionais e Núcleos de Acompanhamento, apoiando a definição de projetos estratégicos do Observatório.

Realizar formações em temáticas consideradas prioritárias de forma a ampliar a capacidade da sociedade civil e gestores públicos na execução de projetos a partir dos diversos financiamentos existentes.

Monitorar e apoiar a elaboração de projetos estratégicos a partir das ações previstas nas Agendas.

 

COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO

Objetivos:

Garantir a participação ampla e constante dos atores envolvidos na constituição do Observatório (Comitês e Núcleos Regionais), de forma que a sociedade e governos dialoguem, buscando a implementação das Agendas.

Buscar a integração e o fortalecimento do processo colaborativo, inclusivo e acessível para todos os atores locais.

Disseminar conteúdos produzidos pelas equipes técnicas do projeto, de forma didática com objetivo de colaborar com o processo participativo

 

Histórico do Litoral Sustentável

Em 2011 começou o projeto Litoral Sustentável – Desenvolvimento com Inclusão Social. Convênio entre Instituto Pólis e Petrobras.

2011 e 2012 – Elaboração de diagnósticos técnicos para cada um dos 13 municípios, de Ubatuba até Peruíbe, em suas mais diversas temáticas, somados à uma leitura da população que vive na região.

2013 e inicio 2014 – Elaboração, com participação da sociedade civil, gestores públicos e empresários, das Agendas Municipais e Regional de Desenvolvimento Sustentável com as ações estratégicas visando construir um presente e futuro sustentáveis.