DSCF2447[1]

Moradores do Litoral Norte referendam as agendas

Caraguatatuba recebe moradores de cidades vizinhas para discutir as oportunidades de desenvolvimento da região

Aconteceu na última terça-feira, dia 10, o Encontro Regional do Litoral Norte, que reuniu cerca de 60 pessoas dos quatro municípios: Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela e Caraguatatuba. Esta última foi sede do evento. Durante todo o dia foram discutidos os conteúdo das Agendas de Desenvolvimento Sustentável municipais e regional, assim como as possibilidades de acompanhamento para que as ações estratégicas saiam do papel.

As atividades foram divididas em dois momentos: pela manhã, dois grupos com integrantes de todos os municípios foram formados para discutir desafios e oportunidades regionais, seguido de uma plenária para compartilhar os pontos debatidos. Já no período da tarde, o público presente foi dividido em quatro grupos, entre seus respectivos municípios, para que pudessem avaliar a proposta de Agenda Municipal de Desenvolvimento Sustentável preliminar – resultado de relatórios técnicos, oficinas e audiências participativas – e suas especificidades locais.

Confira as fotos do Encontro Regional do Litoral Norte

O encontro contou com a presença de Waldir Ramalho, gerente de Responsabilidade Social Corporativa da Petrobrás – regional local, que avaliou o alcance do Projeto Litoral Sustentável: “O Pólis, em parceria com a sociedade civil, fez um trabalho importante, que foi o de trazer à tona diferentes dados que ajudam a conhecer a região. O resultado positivo do trabalho se dá com o empoderamento da sociedade civil, que em posse desses dados, pode questionar a condução que os poderes estão dando ao futuro da região”.

A diretriz “Efetivar a participação da população em processos decisórios” foi bastante debatida entre os presentes. Guadalupe Almeida, coordenadora da área jurídica do projeto, comentou que “a ausência da participação da sociedade foi detectada ao longo do projeto”. Segundo ela, os municípios têm suas particularidades, porém passam por problemas parecidos e, portanto, as soluções devem ser buscadas de maneira regional.

Os participantes tiveram mais uma vez a oportunidade de debater todos os itens da agenda e incorporar novas propostas. As Agendas serão consolidadas em janeiro e serão lançadas em fevereiro de 2014, antes do início das atividades do Observatório Litoral Sustentável. É possível ainda enviar propostas de alteração e inclusão de ações até o dia 20 de dezembro, por meio do site, clicando aqui.

No dia 12 aocntece o Encontro Regional da Baixada Santista, em Santos. Participe! Leve sua contribuição para discussão e ajude a construir a Agenda de Desenvolvimento Sustentável de seu município.

Horário: 09:00h

Onde: Rua Comendador Martins, 52, Bairro Vila Mathias, Santos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *