Turismo de Base Comunitária - Plano de Negócios destaque

Turismo de Base Comunitária e Plano de Negócios – uma experiência participativa com comunidades tradicionais

Publicação foi lançada durante evento promovido pelo Observatório Litoral Sustentável. Patrícia Ortiz, consultora do Observatório, é uma das idealizadoras do projeto

Durante a 5ª reunião da Câmara Temática de Turismo Sustentável do Litoral Norte, realizada dia 7 de outubro em Caraguatatuba, a consultora do Observatório Litoral Sustentável, Patrícia Ortiz, que também é diretora da Associação Cunhambebe, lançou o livro que organizou em parceria com mais três autoras: “Turismo de Base Comunitária e Plano de Negócios – uma experiência participativa com comunidades tradicionais”.

O livro é a sistematização de um projeto de dois anos, realizado com comunidades tradicionais (caiçaras, quilombolas e indígenas) da porção Norte de Ubatuba, que contou com três etapas de desenvolvimento. Na primeira etapa foi realizado um diagnóstico participativo, que deu origem a um inventário turístico dessas comunidades, que lista os serviços oferecidos em cada bairro, os atrativos turísticos e as demandas de divulgação dessas comunidades para atrair os turistas.

Turismo de Base Comunitária - Plano de Negócios - interior 2

Na segunda etapa foram realizados cursos de capacitação com os habitantes, como o de monitores ambientais, de receptivo turístico e de artesanato. A terceira etapa foi a elaboração do Plano de Negócios para cada comunidade, respeitando as atividades já desenvolvidas em cada região e os interesses dos membros dessas comunidades, com a finalidade de proporcionar meios de implantação dos modelos de negócio desejados. Essa terceira fase é a que constitui a publicação, que também conta com uma breve explicação sobre a metodologia de trabalho usada, os diagnósticos formulados, o mapeamento de rotas de turismo sustentável levantadas durante o projeto e um folheto informativo.

À frente da idealização e realização desse projeto, estão, além da Patrícia Ortiz, Juliana Bussolotti, Eliane Simões e Flávia Navarro. Também participaram da realização os sete agentes comunitários de cada bairro integrante do projeto, e outros colaboradores.

Turismo de Base Comunitária - Plano de Negócios - interior

A Associação Cunhambebe está realizando uma entrega institucional desse material junto às comunidades que não possuem fácil acesso a computadores com internet. Quem quiser levar a publicação para comunidades tradicionais que ainda não a receberam, entre em contato com a Associação pelo site http://cunhambebe.org.br/.

Faça o download do material aqui: 

Download (PDF, 13.1MB)

Texto: Paola Tesser
Edição: Bianca Pyl

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *