plataforma

Plataforma de indicadores de Monitoramento no ar!

A Plataforma de Monitoramento se baseia nas trinta (30) Ações Estratégicas da Agenda Regional de Desenvolvimento Sustentável, articuladas em 3 (três) Eixos multitemáticos.

plataforma

Clique aqui e acesse a plataforma!

Conheça a Agenda http://litoralsustentavel.org.br/agenda-de-desenvolvimento-sustentavel/

Os três Eixos
Cada ação procura responder a questões transversais ao Litoral Norte e à Baixada Santista, e é contemplada por uma página específica, com seus respectivos indicadores. Procurou-se facilitar a visualização desses indicadores através de mapas, gráficos, ou ainda painéis de status (tipo semaforização verde-amarelo-vermelho) capaz de expor indicadores combinados em um mesmo quadro e permitindo a comparação entre dados.
Muitos dos dados coletados estão disponíveis em diversos sites públicos de informações, e para dados complementares, os técnicos da equipe de monitoramento buscaram junto aos órgãos responsáveis pelas informações. Para que a Plataforma reflita a realidade dos municípios da maneira mais fidedigna e atualizada, a participação das Prefeituras e seus técnicos é essencial.

O que é o Monitoramento
O Observatório Litoral Sustentável criou este sistema de monitoramento para contribuir no acompanhamento sistemático das Ações Estratégicas propostas na Agenda Regional e seus efeitos no território, subsidiando a tomada de decisões dos diferentes atores locais – governos municipais, órgãos públicos e as entidades e movimentos sociais.
O monitoramento é realizado com indicadores sugeridos pelo projeto para cada uma das 30 Ações da Agenda Regional. Sempre que possível, eles foram discutidos e referendados pelas diferentes redes e articulações existentes na Baixada Santista e no Litoral Norte. Foi montado um banco de dados contendo informações dos 13 municípios do Litoral Sustentável, bem como das duas sub-regiões e de toda a região, estando disponíveis na web com interface amigável, possibilitando a livre consulta e o download pelos atores locais e demais interessados.

O que é o Observatório Litoral Sustentável 
O Observatório Litoral Sustentável tem o objetivo de ampliar o conhecimento da sociedade sobre as dinâmicas socioeconômicas dos territórios da BS e do LN, assegurando a participação ativa da sociedade no debate sobre o desenvolvimento da região, promovendo a articulação de ações e políticas entre os municípios, os governos municipais, estadual e federal, considerando, especialmente, a Agenda Regional e as Agendas Municipais de Desenvolvimento Sustentável.

Sua missão é acompanhar estrategicamente a implementação das Ações Regionais previstas na Agenda de Desenvolvimento Sustentável estimulando e estruturando articulações regionais entre os municípios e capacitando atores locais para uma melhor atuação frente aos problemas e oportunidades da região.

O Observatório é uma iniciativa do Instituto Pólis em convênio firmado com a Petrobrás e cujo papel é dar continuidade à construção participativa de um desenvolvimento sustentável e includente.

A Agenda de Desenvolvimento Sustentável tem 30 (trinta) Ações Estratégicas, correspondentes a desafios e potencialidades identificados, como por exemplo, os assentamentos informais de baixa renda, a mobilidade urbana, as áreas ambientais especialmente protegidas e a destinação dos resíduos.

São 13 (treze) municípios: Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião, Bertioga, Guarujá, Cubatão, Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *