PRORROGADO – Termo de Referência nº 05 – Elaboração de matérias jornalísticas (Baixada Santista)

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

 

TERMO DE REFERENCIA Nº 05

CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA PARA ELABORAÇÃO DE MATÉRIAS JORNALÍSTICAS PARA O SITE DO OBSERVATÓRIO LITORAL REFERENTE À AÇÃO 10 DO OBSERVATÓRIO LITORAL SUSTENTÁVEL – INSTITUTO PÓLIS EM PARCERIA COM A PETROBRAS.

  1. Justificativa da contratação

O Observatório Litoral Sustentável, realizado no âmbito do convênio celebrado com a Petrobras em setembro de 2014, tem como objetivos ampliar o conhecimento da sociedade sobre as dinâmicas socioeconômicas nos territórios da Baixada Santista e do Litoral Norte; assegurar a participação mais ativa da sociedade no debate sobre o desenvolvimento da região e promover a articulação de ações e políticas entre os municípios, os governos municipais, estadual e federal, considerando, especialmente, a Agenda Regional e as Agendas Municipais de Desenvolvimento Sustentável.

Considerando a importância da Comunicação para atingir os objetivos acima citados, o Observatório pretende contratar CONSULTORIA para reforçar a produção na área de Comunicação.

O trabalho consistirá na produção de matérias jornalísticas sobre temas que tenham relação com as ações previstas nas Agendas e temáticas trabalhadas dentro do Observatório, a serem publicadas no site www.litoralsustentavel.org.br e eventualmente em meio impresso. Ao todo deverão ser elaboradas três materias por mês, sendo que a pauta e o texto devem ser aprovados previamente pela equipe do Observatório Litoral Sustentável.

As matérias jornalísticas, escritas com linguagem acessível, buscarão fomentar os debates promovidos pelas instâncias participativas do Observatório Litoral Sustentável e, consequentemente, subsidiar o controle social.

Esta consultoria se relaciona com os objetivos das ações de comunicação do Plano de Trabalho Pólis/Petrobras, conforme vemos abaixo:

  1. A comunicação e participação social, por meio da disseminação de estudos e informações de modo a subsidiar a participação e o controle social, possibilitando a ampliação do conhecimento da população sobre as dinâmicas territoriais (AÇÃO 10 DO CONVÊNIO PÓLIS/PETROBRAS);

Assim, visando a implementação do Plano de Trabalho do projeto Observatório Litoral Sustentável, emerge a necessidade de contratação de serviços técnicos especializados de CONSULTORIA, com ênfase na área de jornalismo, para produzir textos jornalísticos sob a supervisão do Instituto Pólis.

  1. Pré-requisito para a contratação:
  • O profissional deve possuir experiência comprovada em produção de textos jornalísticos, residir na região da Baixada Santista e ter familiaridade com os temas tratados no Observatório Litoral Sustentável.
  • O profissional deve ainda ser apto a se deslocar para comunidades tradicionais (indígenas, caiçara e quilombola) da região, entre diferentes municípios da Baixada Santista, bem como para reuniões com a equipe Pólis em São Paulo.
  1. Atividades gerais que deverão ser executadas:
  • Participação em reuniões com a equipe Pólis em São Paulo para definir as pautas;
  • Realização de entrevistas com fontes designadas e, se for o caso, pessoas da comunidade, para a produção dos textos jornalísticos;
  • Produção de três textos por mês (entrega a combinar).
  1. Produtos a serem elaborados:

Três matérias jornalísticas por mês  no período de março a agosto de 2016 (totalizando seis meses de trabalho).

  1. Requisitos de qualificação
  • Ser jornalista profissional

 

  •  Experiência profissional: Produção de matérias jornalísticas para meio impresso e eletrônico ; experiência comprovada de pelo menos dois anos. Além disso, daremos preferência aos profissionais que já tiverem se familiarizados com os temas socioambientais, participação social e urbanismo.

 

  1. Seleção – cronograma:

Lançamento edital: 22/01/2016

Processo seletivo: 22/01/2016 a 09/02/2016

Envio do currículo atualizado com experiência e os contatos do candidato (a), acompanhado de carta de apresentação de uma folha no máximo sobre a motivação para a realização do trabalho.

Enviar para o email: comunicacao@litoralsustentavel.org.br.

Os documentos efetivamente recebidos no prazo acima definido serão avaliados pelo Instituto Pólis segundo este Termo de Referência.

  1. Outras informações
  • CONTRATANTE: Instituto Pólis
  • Valor total do Contrato: R$ 18.000,00 (dezoito mil reais)
  • Forma de pagamento: mensal no valor de R$ 3 mil (três mil reais) por seis meses.
  • Condições e Prazos: O contratado deverá submeter-se aos prazos e condições de execução, especificadas em termo contratual elaborado pelo Contratante Instituto Pólis. No valor total informado estão incluídas as despesas diretas e indiretas do profissional a ser contratado, não cabendo qualquer espécie de solicitação de reembolsos.

 

São Paulo, 22 de janeiro de 2016.

Nelson Saule Júnior

Coordenador Geral do Instituto Pólis

Download (PDF, 225KB)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *