IMG_2050

Turismo de Base Comunitária é tema de vivência no Litoral Norte

O Fórum de Comunidades Tradicionais realizou, em parceria com o Observatório Litoral Sustentável, por meio da Câmara de Turismo Sustentável do Litoral Norte, uma vivência de Turismo de Base Comunitária.

IMG_2047
A atividade ocorreu no último dia 9 de dezembro de 2015, na comunidade caiçara da Barra Seca, em Ubatuba – conhecida por preservar o mangue e fazer parte da história da cultura caiçara. O objetivo da iniciativa foi dar continuidade ao processo de protagonismo das comunidades no turismo a partir de intercâmbios entre as comunidades quilombolas, caiçaras e indígenas de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba, vivenciando os roteiros de TBC.

IMG_2050

A atividade contou com a apresentação do roteiro de Turismo de Base Comunitária, realizada pela comunidade da Barra Seca, que inclui uma roda de apresentação da história de luta pela permanência no território tão disputado e repleto de conflitos, contada pelo mestre Higino de 72 anos, um dos mais antigos caiçaras do local. Os participantes da atividade também puderam conhecer a produção de mexilhão, em alto mar – atividade que faz parte do roteiro.

IMG_2048

Os participantes do intercâmbio, entre eles quilombolas, caiçaras e indígenas das regiões de Angra dos Reis , Paraty, Ubatuba e a comunidade Montão de Trigo de São Sebastião, realizaram uma roda de conversa e troca de experiência sobre as atividades de TBC realizada por cada uma delas.

Além de indígenas, quilombolas e caiçaras do FCT, participaram da vivência a Secretaria Municipal de Turismo de Ubatuba.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *