CT Turismo Sustentavel - 3 reuniao - Observatorio Ambiental - Sao Sebastiao - 6

Integrantes da Câmara de Turismo se reúnem para definir prioridades

Mapeamento das atividades de turismo atuais e potenciais do Litoral Norte foi realizado de forma participativa

Seguindo a proposta da Câmara Temática de Turismo Sustentável do Litoral Norte, foi realizada a 3ª reunião da Câmara, no dia 15 de julho, no Observatório Ambiental de São Sebastião. Cerca de 30 pessoas estiveram presentes, incluindo representantes das secretarias de Turismo dos municípios do Litoral Norte e representantes da sociedade civil.

CT Turismo Sustentavel - 3 reuniao - Observatorio Ambiental - Sao Sebastiao - 2

A reunião iniciou com a fala de Edson Lobato, do Observatório Litoral Sustentável, que contextualizou o momento atual da Câmara, dizendo o que já foi feito até o momento e quais objetivos que se pretende cumprir. Logo em seguida, a palavra foi passada aos representantes da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Ana Lopez e Marcelo Mendez do Amaral. A RBMA entra para articular com a Câmara Temática de Turismo Sustentável por promover o fomento ao desenvolvimento econômico sustentado em três pilares: desenvolvimento social, cultural e ecologicamente sustentável.

Ana apresentou o programa Roteiros da Biosfera, que pretende promover o turismo sustentável das regiões inseridas na RBMA, com o objetivo de valorizar a paisagem local, a cultura regional e os produtos e serviços associados à natureza produzidos por comunidades locais, prezando sempre pela conservação dos recursos naturais. A fase atual do programa está em busca da articulação com a cadeia produtiva de Turismo existente além da identificação de potenciais iniciativas que possam compor essa cadeia.

CT Turismo Sustentavel - 3 reuniao - Observatorio Ambiental - Sao Sebastiao - 9

Durante a exposição da RBMA, o secretário de Turismo de Ubatuba, João Corbisier, ressaltou a importância de pressionar o poder público para a criação de políticas que possibilitem a aplicação das ações promovidas por atores interessados no desenvolvimento do turismo sustentável. Patrícia Cardoso, do Observatório Litoral Sustentável, ressaltou a importância de promover o diálogo entre diferentes grupos e municípios que tenham um objetivo em comum, para que estes sejam fortalecidos.

Dando segmento à reunião, Patrícia Ortiz, consultora do Observatório, apresentou a dinâmica do mapeamento de práticas de turismo sustentável. Para cada município do Litoral Norte foi formado um grupo com atores locais, que receberam um mapa da região e a tarefa de assinalar atividades relacionadas ao turismo que já estejam em desenvolvimento e também potenciais a serem exploradas. Ao final, cada grupo apresentou as atividades apontadas, dizendo como elas já funcionam ou como poderiam funcionar para trazer maiores benefícios.

CT Turismo Sustentavel - 3 reuniao - Observatorio Ambiental - Sao Sebastiao - 5

Entre os pontos levantados pelos presentes estão a necessidade da formação de mais monitores de parques ambientais; a importância de envolver os atores locais nas ações de desenvolvimento sustentável, com a finalidade de que os resultados dessas ações sejam a longo prazo. Outra questão mencionada foi a importância de engajar o setor privado, uma vez que empresários podem ser importantes financiadores de projetos e muitos ainda não sabem como promover o desenvolvimento sustentável.

CT Turismo Sustentavel - 3 reuniao - Observatorio Ambiental - Sao Sebastiao - 11

Os mapas elaborados na reunião deverão ser utilizados nas próximas, servindo como material auxiliar para o direcionamento das discussões da Câmara Temática de Turismo Sustentável, bem como um instrumento digital de experiências e roteiros turísticos do Litoral Norte.

A próxima reunião será realizada dia 12 de agosto, às 10h, novamente no Observatório Ambiental de São Sebastião. A pauta será a formulação do Plano de Trabalho da Câmara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *