CT Turismo Sustentavel Observatorio (88)

CT de Turismo Sustentável estabelece temas para Plano de Trabalho

Ações prioritárias foram escolhidas por representantes dos quatro municípios do Litoral Norte, durante a 4ª reunião da Câmara

A Câmara Temática de Turismo Sustentável do Litoral Norte se reuniu pela quarta vez no último dia 12 de agosto, em São Sebastião, para iniciar a formulação do plano de trabalho da Câmara, umas das instâncias participativas que compõem o Observatório Litoral Sustentável. Entre os presentes estavam representantes de organizações não governamentais, prefeituras e empresas que atuam no tema dos quatro municípios do Litoral Norte de São Paulo.

Edson Lobato, do Observatório Litoral Sustentável, iniciou a reunião contextualizando o momento atual da Câmara, que, no último encontro, realizou o mapeamento de ações estabelecidas e potenciais de Turismo Sustentável em todo o Litoral Norte. A coordenadora da CT, Isabel Ginters, do Observatório Litoral Sustentável, apresentou uma versão digitalizada e interativa dos mapas elaborados na última reunião.

CT Turismo Sustentavel Observatorio (39)

(Isabel Ginters apresentando os mapas digitalizados)

Para elaborar o plano de trabalho, os participantes foram divididos por município e cada grupo recebeu a tarefa de elencar as ações e os projetos de Turismo Sustentável que podem ser aplicados na região e também quais parcerias e estratégias devem ser acionadas para concretizar essas ações.

CT Turismo Sustentavel Observatorio (74)

(Dinâmica de elaboração dos temas)

Mariana Romão, do Observatório Litoral Sustentável, orientou os integrantes da CT a levar em consideração outras temáticas transversais, como Povos e Comunidades Tradicionais e Agricultura Familiar ao pensar nas ações. A consultora também destacou que muitas ações já foram sugeridas na Agenda de Desenvolvimento Sustentável, elaborada de forma participativa durante a primeira fase do projeto Litoral Sustentável, e que poderiam servir como base para a elaboração do plano de trabalho.

CT Turismo Sustentavel Observatorio (59)

(Dinâmica de elaboração dos temas)

Projetos de capacitação de monitores ambientais, oficinas de birdwatching, organização de eventos gastronômicos, que valorizam produtores locais, e ações de consolidação do ecoturismo foram temas de destaque entre os grupos. Regina Amália da Silva, conselheira do COMTUR, ressaltou que as ações e estratégias escolhidas devem permanecer no âmbito do possível e realizável. “É melhor já conseguirmos alguma coisa, mesmo que pouca”, pontuou. O trabalho da Câmara, agora, é articular esforços de diferentes atores para que as ações se concretizem.

CT Turismo Sustentavel Observatorio (6)

(Apresentação dos resultados)

Um desses esforços será a organização de encontros de capacitação, como destacou Hélio Wicher, do Observatório Litoral Sustentável. Esses encontros serão promovidos pelo Observatório com o intuito de capacitar grupos da sociedade civil a conseguirem apoio público e privado para a realização de seus projetos.

A próxima reunião da CT de Turismo Sustentável acontecerá nos dias 30 de setembro e 1 de outubro, e reunirá membros de outras Câmaras Temáticas, com a finalidade de promover um diálogo mais abrangente e integrado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *