foto 3

Câmara de Turismo se reúne para definir o andamento do trabalho

Cerca de trinta pessoas, de diversos setores da sociedade civil e poder público dos quatro municípios da região do Litoral Norte participaram da segunda reunião da Câmara Temática de Turismo Sustentável, realizada em Ilhabela, no último dia 23 de junho.

foto 1Patrícia Ortiz, consultora do Observatório Litoral Sustentável, apresentou as ações realizadas no âmbito do projeto Comitê de Promoção do Diálogo para a Sustentabilidade do Litoral Norte do Estado de São Paulo (Comdial), como elaboração de diagnósticos, capacitações dentro do tema do Turismo Sustentável, seminários com foco em turismo e conservação, realização de ecoprojetos. “Na primeira etapa do Comdial o tema do turismo era um tema transversal, na segunda etapa passou a ser prioritário”, explicou Patrícia Ortiz. O Comdial atuou de 2008 a 2012 no Litoral Norte.

Ela acrescentou que foram realizadas diferentes oficinas para discutir e apoiar o turismo sustentável na região, com a construção de diretrizes e roteiros (como o 700 aves, Estudo de Meio, Gastronômico e Cultural).

Mariana Romão, integrante do Observatório Litoral Sustentável, apresentou as ações do projeto Litoral Sustentável, como a elaboração, de forma participativa, dos diagnósticos e das Agendas de Desenvolvimento Sustentável.

CAM00990A Câmara Temática de Turismo Sustentável está dentro do contexto do trabalho realizado pelo Comdial e pelo projeto Litoral Sustentável. “Os processos são contínuos, não vamos perder processos e sim avançar no tema”, lembrou Isabel Ginters, coordenadora da CT.

Durante a reunião foi sugerido o levantamento de fundos de financiamentos focados no tema do turismo, principalmente relacionados à compensação ambiental. Recentemente, o Observatório divulgou um levantamento de fontes de financiamentos, clique aqui para ler.

“Esse espaço, da CT, ganha mais importância nesse momento político do país em que nós precisamos repensar o modelo de desenvolvimento”, opinou Catolé, educador ambiental

Uma das falas também lembrou a importância de envolver o setor empresarial no debate porque o setor está na linha de frente e não conhece as diretrizes de sustentabilidade para aplicar.

CAM00995Estiveram presentes gestores, monitores e conselheiros do Parque Estadual do Parque Estadual da Serra da Mar – PESM e do Parque Estadual de Ilhabela – PEIb, representantes da Secretaria de Turismo de Ilhabela, onde o evento foi realizado, da Secretaria de Meio Ambiente de Caraguatatuba, da Secretaria de Turismo de São Sebastião e Secretaria de turismo de Ubatuba; educadores sociais e ambientais; empresários do setor de turismo; integrante do Instituto Ilhabela Sustentável; projeto Reserva da Biosfera; e Petrobras.

A Câmara Temática irá realizar uma oficina para produção de Mapas Colaborativos para aplicar a ferramenta no levantamento de experiências exitosas no território, o formato e outros detalhes da oficina ainda será definido.

A elaboração do plano de trabalho, previsto para esta reunião, ficou para a próxima, que será no dia 15 de julho, às 9h, em São Sebastião. O local ainda está definido.

Para quem quiser conhecer mais sobre o trabalho realizado pelo Comdial, acesse CEDS Litoral Norte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *