FullSizeRender (1)

Câmara Temática de Turismo Sustentável apresenta mapa inédito dos atrativos turísticos

Material foi apresentado nesta segunda-feira (18/04), em São Sebastião, para representantes das prefeituras locais, empresas e entidades ligadas ao turismo

A Câmara Temática de Turismo Sustentável, instância coordenada pelo Observatório Litoral Sustentável, divulgou nesta segunda-feira (18/04), o inédito Mapa do Turismo Sustentável do Litoral Norte, com a informação completa de 88 atrações turísticas das cidades de São Sebastião, Ilha Bela, Caraguatatuba e Ubatuba. A apresentação ocorreu no Observatório Ambiental de São Sebastião e contou com a participação de representantes das prefeituras locais, empresas e entidades ligadas ao turismo e à sociedade civil. O mapa foi construído por integrantes da CT em reuniões no final de 2015.

FullSizeRender (1)

Durante o encontro, a empresa Manufatura de Ideias, responsável pelo serviço de apuração e checagem de informações sobre os pontos turísticos, fez uma breve apresentação do trabalho, que foi categorizado de acordo com o Sistema de Inventariação Turística – INVITUR, do Ministério do Turismo, nos seguintes temas: Atrativos Culturais, Atrativos Naturais, Esportes, Atividades Econômicas e/ou de Manejo e Serviços.

“É impressionante checar que uma região tão rica, do ponto de vista turístico, não tivesse, ainda, essas informações compiladas de forma a potencializar os pontos de maior atratividade aos visitantes. As prefeituras disponibilizam algum banco de dados da sua cidade, porém nada que fosse organizado em conjunto. Agora, os turistas terão à disposição um mapa detalhado dos pontos de todo o Litoral Norte”, afirmou Luiz Eduardo Tavares, da Manufatura de Ideias.

As informações do Mapa do Turismo Sustentável do Litoral Norte estarão disponíveis em breve para o público geral por meio de um link para ser acessado na internet e que estará disponibilizado no site do Observatório Litoral Sustentável, além dos portais das prefeituras da região.

“Deu trabalho, mas foi bem prazeroso verificar a quantidade de pontos turísticos que dispomos. Acho que essa ferramenta será interessante, principalmente porque poderemos oferecer à rede hoteleira essas informações e sabemos que o hoteleiro fica tão voltado ao seu negócio que acaba se esquecendo do entorno e de vender atrativos. Estou muito contente com o resultado”, comentou a diretora de turismo de São Sebastião, Telma Della Monica.

A CT de Turismo Sustentável do Litoral Norte é uma instância de debate público com objetivo central de fortalecer as de atividades turísticas em áreas de preservação ambiental no Litoral Norte de São Paulo.

Ecoturismo na região
Além da apresentação do Mapa do Turismo Sustentável do Litoral Norte, o encontro serviu para discutir as ações estratégicas para o turismo, além de definir os próximos encaminhamentos que a Câmara Temática de Turismo Sustentável fará.

“Foi importante observar o envolvimento de vários atores presentes, que atuam no território, e poder ouvir, discutir e sugerir novas ideias e ações, visando a potencialização do turismo na região. Certamente, a implantação desse mapa é apenas o primeiro passo de várias demandas que ainda iremos trabalhar durante o ano e, para isso, é de extrema importância essa participação coletiva”, explica o coordenador da CT do Observatório Litoral Sustentável, Hélio Wicher Neto.

Presentes ao encontro, os representantes das prefeituras locais foram unânimes em afirmar sobre a necessidade de melhorar a divulgação dos atrativos e, principalmente, ampliar o leque de informações, não apenas às atrações de praia e mar, mas também dos atrativos de pesca e atividade ligadas à agroecologia e roteiros de comunidades tradicionais da região.

“Temos vários lugares interessantes e desconhecidos do público, que merecem estar nesse mapeamento. Por isso, fico alegre em saber que as coisas estão evoluindo e, tenho certeza, que esse mapa é o primeiro passo para melhorarmos cada vez mais”, disse Heleonora Lopes Arruda, da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Caraguatatuba.

A moradora de Ilhabela, Luana Acosta Cristo, achou importante a divulgação de vários pontos de ecoturismo no mapa, pois acredita ser um ponto falho na divulgação do turismo na região. “Existem muitas trilhas, cachoeiras e lugares especiais que não são divulgados pelas prefeituras. Com esse material, acredito que conseguiremos ampliar o número de turistas na região, e assim, garantir novas oportunidades de trabalho para os moradores”, analisou.

Observatório Litoral Sustentável
O Observatório Litoral Sustentável, fruto do convênio entre Instituto Pólis e Petrobras, foi construído a partir da necessidade de dar continuidade à participação e discussão coletiva sobre o desenvolvimento sustentável na região do Litoral Paulista e, para cada um dos 13 municípios, de Ubatuba até Peruíbe. Reflete, em especial, a necessidade de a sociedade e os governos verem as ações das Agendas de Desenvolvimento Sustentável, elaboradas de forma participativa durante o projeto Litoral Sustentável, serem efetivamente implementadas.

Além disso, tem como missão acompanhar estrategicamente a implementação das ações previstas nas Agendas. Para isso, está construindo articulações regionais e capacitando os atores locais para uma melhor atuação em relação aos problemas e oportunidades da região, mantendo um monitoramento com informações e dados atualizados para acompanhamento por parte de toda sociedade.

Texto: Santos Press – Assessoria de Imprensa do Observatório
Gerente de atendimento: Thaís Moraes Macedo –
(13) 9 9177-5373 thais@santospress.com.br
Diretor de atendimento: Rogério Amador –
(13) 9 7140- 9725 rogerio@santospress.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *